Sexualidade... Inicio da Adolescência

September 18, 2017

           Falar sobre sexo é sem dúvida, muito complicado, é um tema difícil de iniciar, a começar pelas nossas próprias dificuldades em lidar sobre o assunto.

           Com o início da adolescência cada vez mais precoce, hoje já aos 10 anos, seria muito importante que os pais fossem atentos ao tema sexualidade, é uma fase em que se começam as modificações corporais, hormonais e psicológicas num ritmo muito avassalador. Cabe primeiramente à família criar um ambiente onde as questões sobre sexualidade possam ser abordadas de forma coesa e clara, sem vergonha ou preconceitos. Os pais ao aproximarem pelo diálogo junto aos seus filhos abrem um canal extremamente eficaz e poderoso, despertam a curiosidade que é tão peculiar aos adolescentes, e estes podem ter as respostas de alguém em que eles verdadeiramente podem confiar, “seus pais”.

          Cabe lembrar que as informações deverão ser repassadas dentro das possibilidades dos pais, nunca usem de suposições ou mentiras, diga sempre a verdade dentro do que lhes é perguntado, focar estritamente no contexto, pois mais importante do que tudo é o fato de se criar um canal saudável que o adolescente pode recorrer sempre que desejar.

          Devem-se abordar questões pertinentes a metodologias contraceptivas, gravidez, doenças sexualmente transmissíveis, músicas e vídeos com conotações sexuais maliciosos, sexo virtual (internet), desregramentos, entre outros.           

          Saliento ainda tomar bastante cuidado com a elaboração do debate para que este não flua somente para questões sobre sexo, mas sim sobre “sexualidade”.

           

           E lembrem-se: se você não abraçar seu filho(a), alguém o abraçará...

Please reload